Tá na Ita, tá legal!

Uepa oferta 20 vagas a indígenas para mestrado profissional

Uepa oferta vagas a indígenas para Mestrado Profissional — Foto: Agência Pará
Uepa oferta vagas a indígenas para Mestrado Profissional — Foto: Agência Pará

Estão abertas, a partir desta terça-feira (30), as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEI) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O curso ofertado é de Mestrado Profissional – Turma 2022, com objetivo de qualificar profissionais indígenas.

O edital oferta 20 vagas voltadas para indígenas, com referendo da comunidade indígena de origem e de pertencimento, portadores de diploma de Licenciatura Plena. As inscrições são gratuitas e são feitas no site da instituição.

O processo de seleção ocorrerá em três fases:

  • análise da proposta de dissertação (eliminatória e classificatória),
  • entrevista (eliminatória e classificatória),
  • e análise curricular (classificatória).

 

A publicação do resultado final está prevista para o dia 25 de outubro.

De acordo com a professora Joelma Alencar, coordenadora do PPGEEI, o programa tem como objetivo garantir o desenvolvimento da formação superior dos povos nativos.

“A Uepa, por meio deste processo seletivo, exerce a sua função social, de atendimento a esta parcela da população que tem dificuldade na garantia dos seus direitos, dentre eles, o acesso à formação superior e continuada”, afirma.

O PPGEEI é uma parceria da Uepa, em associação com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O curso objetiva graduar profissionais, em nível de pós-graduação em mestrado, professores e graduados indígenas, que tenham atuação na Educação Escolar Indígena.

A intenção é dar prosseguimento aos processos de formação docente, iniciados pela Política Indigenista das Universidades Associadas do Estado do Pará.

A Uepa informou que busca ampliar propostas e ações de ensino intercultural nas áreas da educação básica e da educação superior.

Documentos necessários

 

No momento da inscrição, o candidato deverá anexar os seguintes documentos em arquivo no formato pdf:

  • Diploma de Curso de Licenciatura reconhecido por órgão oficial brasileiro;
  • Documento de Identificação Oficial;
  • CPF ou documento oficial que contenha o número do CPF;
  • Currículo do sistema Lattes, devidamente comprovado conforme o Anexo 6 deste Edital;
  • Declaração digitada e/ou manuscrita de pertencimento a sua comunidade indígena, emitida e assinada por Cacique ou liderança indígena reconhecida pelo povo indígena que pertence candidato;
  • Proposta de Dissertação, de no máximo 10 (dez) laudas, considerando o modelo do anexo 3 do edital.

Fonte: G1