Tá na Ita, tá legal!

Seduc inicia aulas no cursinho preparatório Enem Pará 2023

Os estudantes da rede estadual inscritos no cursinho preparatório Enem Pará 2023, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (02), na Escola Estadual Dom Pedro II, no bairro Marco, em Belém.

A iniciativa, voltada para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está sendo realizada nos turnos da tarde e noite. Durante as aulas, os estudantes que farão as provas do Enem, marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, estão recebendo reforço em todas as disciplinas.

O cursinho é direcionado para estudantes de baixa renda e a seleção foi realizada de acordo com critérios socioeconômicos que constam na base de dados do sistema da Seduc.

Reforço

Além do cursinho presencial, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), também oferece o programa Enem Pará 2.0 para os estudantes da rede estadual.

Cerca de 20 mil estudantes de todo o estado já se inscreveram na plataforma virtual, voltada para os que não conseguem arcar com os cursos preparatórios e/ou não podem estar em aulas presenciais. Para as Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará, o curso oferece complementação de carga horária.

Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Dessa maneira, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Exame para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Texto: Clayton Santos (Ascom Seduc)