Tá na Ita, tá legal!

Ranking traz 236 professores da USP entre os melhores cientistas do mundo; 980 brasileiros estão na lista.

Mais de 200 professores da Universidade de São Paulo (USP) estão entre os melhores cientistas do mundo, conforme ranking internacional divulgado pela plataforma acadêmica “Researche.com”. A lista com os nomes dos profissionais foi divulgada no início de junho deste ano. Ao todo, 980 cientistas brasileiros foram classificados.

Segundo a plataforma, a iniciativa de listar os melhores cientistas tem como objetivo inspirar acadêmicos, empresas e órgãos administrativos para examinar para onde os principais especialistas estão indo.

 

 

Além disso, a plataforma ressalta que a intenção é de fornecer uma ferramenta para que “toda a comunidade científica conheça quem são os principais especialistas em áreas específicas de estudo de diferentes países, ou mesmo dentro de instituições de pesquisa”.

A posição de cada pesquisador foi baseada no chamado D-index (Discipline H-index), que considera exclusivamente número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada, segundo a agência Fapesp.

Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. As informações foram coletadas em dezembro de 2022.

 

Fonte: G1