Tá na Ita, tá legal!

Programa de Residência Multiprofissional da Uepa inscreva-se até o dia 19 de outubro

Inscrições online  para os municípios de Belém, Santarém e Bragança e também à Área Profissional em Saúde para Belém

Estão abertas, até o dia 19 de outubro, as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional para Belém, Santarém e Bragança e em Área Profissional em Saúde para Belém. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas, exclusivamente, de forma online por este link, acesse aqui.

Os Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde são voltados para enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões dentistas, farmacêuticos, biomédicos, educadores físicos (Bacharel ou Licenciado) e fonoaudiólogos. Já os Programas de Residência em Área Profissional em Saúde são destinados a enfermeiros e cirurgiões dentistas.

As Residências Multiprofissionais em Saúde oferecerão 124 vagas, distribuídas por categoria profissional e áreas de concentração, sendo 93 para Belém, 21 para Santarém e 10 para Bragança. Já os Programas de Residências Uniprofissionais em área de concentração: Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Enfermagem Oncológica, Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva e Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica, oferecerão 11 vagas, para Belém. As aulas estão previstas para iniciar no mês de março do ano de 2024.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter curso de graduação em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) ou diploma revalidado por universidade pública e brasileira, de acordo com legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU). As Residências Multiprofissionais e em Área Profissional constituem-se em ensino de pós-graduação Lato Sensu, com carga horária de 60 horas semanais.

O candidato terá que fazer o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$300, até o dia 20 de outubro. A solicitação de isenções do pagamento da taxa para Pessoas com Deficiência (PcD) e pessoas com hipossuficiência econômica que estejam inscritas no Cadastro Único, pode ser feita até 09 de outubro

As Residências são disponibilizadas pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em parceria com Hospitais Associados – Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Hospital Ophir Loyola, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, em Santarém, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará e Secretaria Municipal de Saúde de Bragança, no município de Bragança. A bolsa dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional em Saúde, por meio do Ministério da Saúde (MS), está fixada no valor de R$ 4.106,09.

A prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório será realizada no dia 03 de dezembro de 2023. O resultado final será divulgado em 18 de janeiro de 2024, e as matrículas também ocorrerão no mês de janeiro. O início e a realização das atividades do Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional em Saúde, referentes ao ano letivo 2024/2026, estão condicionadas, exclusivamente, à liberação por parte do Ministério da Saúde (MS), das bolsas para os residentes aprovados nesse período letivo.

Todas as informações estão disponíveis no edital, publicado no site da Uepa, e devem ser de conhecimento do candidato. O esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo somente deverá ser por meio do e-mail: psremus@uepa.br.

Serviço:
Residências Multiprofissionais e em Área Profissional
Inscrições: até 19/10/2023
Solicitação de isenções: 03 a 09/10/2023
Prova Objetiva 1ª Etapa: 03/12/2023
Resultado definitivo da 1ª Etapa – Prova objetiva: 21/12/2023
Resultado preliminar da 2ª Etapa – Análise de Currículos: 09/01/2024
Resultado final: 18/01/2024
Matrículas: 24 a 26/01/2024
Início das aulas: 01/03/2024

 

Por: Ramilso Santos
Contato: ramilsojornalista@gmail.com
Texto de Diane Maués / Ascom Uepa
Fotos: Internet