Tá na Ita, tá legal!

PRF resgata 03 animais silvestres, em Itaituba/PA

Foto: Reprodução

Na quarta-feira (16) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 03 animais silvestres, durante fiscalização no km 662 da BR-163, em Itaituba (PA).

Por volta das 14h45, a equipe abordou uma caminhonete com destino a Santarém (PA), que realizava o transporte ilegal de 03 espécies de curiós (Oryzoborus angolensis).

Uma das aves não possuía registro na Relação de Passeriformes, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Diante dos fatos, o condutor da caminhonete assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), tendo se comprometido a comparecer em juízo quando intimado.

Segundo o artigo 29 da Lei 9.605/98, é considerado crime ambiental: matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. A pena para quem comete esse tipo de crime é de 06 (seis) meses a 01 (um) ano de prisão, além do pagamento de multa.

Fonte: O Impacto com informações da PRF