Tá na Ita, tá legal!

Prefeito de Santarém denuncia passageira de voo para Brasília após comentários ofensivos aos nortistas

Nélio Aguiar, prefeito de Santarém l Reprodução

Enquanto viajava para Brasília, o prefeito de Santarém, no oeste do Pará, testemunhou um caso de discriminação e preconceito nesta segunda (16). De acordo com Nélio Aguiar, uma passageira proferiu falas discriminatórias contra a população de Santarém e do Norte.

De acordo com prefeito Nélio Aguiar, tudo aconteceu quando a passageira foi obrigada a despachar a bagagem, porque ela queria levar como bagagem de mão o volume que estava fora dos padrões exigidos pela companhia aérea.

“Ao telefone, em voz alta, ela começou a proferir falas totalmente preconceituosas e discriminatórias aos nortistas dizendo que o pessoal de Santarém, o pessoal do Norte é tudo ‘burro’ e que é por isso que aconteceu isso com ela, que o pessoal do Norte só tem um neurônio e que mesmo assim só usa a metade. São palavras discriminatórias que me ofenderam e ofenderam pessoas da região que estavam no avião”, contou Nélio.

Ao presenciar as falas da passageira, Nélio Aguiar acionou o comissário de bordo para buscar informações sobre a identificação da passageira. O prefeito informou que um boletim de ocorrência foi registrado e que a mulher será processada pelas falas discriminatórias.

“Para que ela aprenda a respeitar as pessoas do Norte. Sou de Santarém, sou do Pará, sou do Norte, com muito orgulho e não vamos aceitar nenhuma ofensa e não vamos aceitar atitudes preconceituosas contra nós aqui do Norte”, disse o prefeito.

A situação também foi registrada por vídeo pela filha do prefeito, veja a seguir:

Fonte: G1 e O Impacto