A Polícia Federal (PF) soltou os garimpeiros neste último domingo (17) que invadiram o território indígena Xipaya, na região sudoeste do Pará.
De acordo com os indígenas, o helicóptero da PF não conseguiu chegar a tempo de transferir o grupo antes do fim do prazo da prisão em flagrante. Cinco homens e dois adolescentes foram encontrados no último sábado, 16, pela equipe policial.
Ainda segundo os indígenas, os acusados foram liberados, por conta de não ter transporte para leva-los ao município de Altamira, no sudoeste do estado. Além disso, foi entregue uma embarcação que havia sido apreendida para eles saírem do local.
ENTENDA
Na noite da última quinta-feira 14, uma indígena da aldeia Karimãa, localizada em Altamira, sudoeste paraense, denuncia nas redes sociais a invasão de garimpeiros armados, neste momento no Território Indígena Xipaya, e ameaçam de morte as comunidades.
A primeira cacica Juma Xipaya, publicou um vídeo no Twitter e pede ajuda urgente das autoridades, pois, segundo ela teme que haja um conflito armado.
Fonte: G1