Tá na Ita, tá legal!

Petrobras aumenta preço do querosene de avião; passagens podem subir

Na última quarta-feira, 1, a Petrobras anunciou mais um reajuste do querosene de aviação (QAV) nas refinarias. O aumento pode chegar a até 11% em comparação à cotação do mês de maio. Com a nova correção, as passagens áreas são pressionadas e também podem ficar mais caras aos consumidores.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) disse o preço do litro do QAV acumula alta de 64,3% só no primeiro semestre deste ano.

“Esses dados comprovam a pressão diária que as empresas enfrentam com a alta dos custos estruturais, especialmente o preço do QAV, que tem sido impactado pela alta da cotação do barril de petróleo no mercado internacional, por causa da guerra na Ucrânia. A valorização do dólar em relação ao real também é um desafio cotidiano, já que metade dos custos do setor é dolarizada”, destaca o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Os dados divulgados pela Petrobras mostram que a região que registrou o maior aumento foi Duque de Caxias, município do Rio de Janeiro, com aumento de 11,29%, seguido por Betim, em Minas Gerais, com 11,14%.

Com informações do Metrópoles