Tá na Ita, tá legal!

Para ter uma alimentação saudável evitar alimentos industrializados é o primeiro passo

Todo final de ano falamos esta frase “Ano Novo, vida “, não é mesmo?! é comum algumas pessoas traçar algumas metas para implementá-la da melhor forma, passa horas, dias chega a perder muito tempo na internet, tentando se informar de como ter uma alimentação saudável.

Entretanto, essa mudança repentina em vários hábitos pode ser complicada e desconfortável, fazendo com que você abra mão de algumas metas já no comecinho do ano.

Para evitar que você que acompanha o nosso site, nossa produção buscou dicas e atalhos que facilitem a realização da sua meta. No caso de uma alimentação mais saudável, é importante ouvir de especialistas! Assim, com respeito ao seu corpo, o hábito pode ser incorporado sem gerar um “susto” na sua rotina.

A seguir, confira 5 dicas da nutricionista Isabela Xavier, que garantem a adoção de uma alimentação saudável em 2023 sem dores de cabeça:

Tenha os alimentos naturais como aliados

O primeiro passo na adoção de uma alimentação saudável é entender os alimentos naturais como os protagonistas do cardápio. Desta forma, é importante evitar os industrializados e ultra processados, a fim de se livrar das altas cargas de corantes, açúcares e conservantes que estão atreladas a eles. Por isso, comece repensando as compras do mercado como forma de introduzir os alimentos naturais e, assim, uma alimentação mais balanceada.

Tenha lanches saudáveis em mãos

Fora das refeições principais fica mais fácil cometer “deslizes”! Por isso, recomenda-se ter porções de lanches saudáveis sempre à mão para evitar comer besteiras no meio da tarde.

Trabalhar o equilíbrio é essencial

A inclusão de uma alimentação saudável na rotina deve ser feita de forma leve e saborosa para ser realmente efetiva. Nesse sentido, é preciso introduzir opções mais saudáveis de forma tranquila e adaptada às suas preferências pessoais, já que cortar um alimento abruptamente da rotina pode até causar alguns efeitos adversos.

Não pule refeições

A alimentação saudável depende muito da consistência da rotina. Ou seja, ao realizar as refeições em horários regulares, você “programa” o seu organismo a sentir fome no horários certos, o que também auxilia no bom funcionamento do relógio biológico. Além disso, é interessante deixar os pratos pré-preparados, a fim de evitar mudanças de última hora.

Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras

Ainda na ideia de que os alimentos naturais são seus maiores aliados, as frutas, legumes e verduras podem estar no front da mudança de hábitos! No mercado, saiba apenas selecionar aqueles que você realmente gosta e vai consumir, além de atentar-se ao produtos orgânicos e àqueles que valorizam uma base de ingredientes naturais.

Exercícios físicos ajudam e muito

Adotar uma alimentação saudável contribuirá muito para o seu bem estar nesse novo ano e, de forma complementar, os exercícios físicos serão perfeitos nessa nova rotina. Assim, comece escolhendo uma atividade divertida e prazerosa. A partir daí, defina a frequência ideal para sua rotina e organize seu dia contando com o tempo da atividade física. Por fim, lembre-se de ter água sempre por perto, além de investir em componentes pré e pós treino, que ajudam no ganho de energia e recuperação do organismo.

 

Edição de texto: Ramilso Santos
Colaboração: Isabela Xavier nutricionista