Tá na Ita, tá legal!

Pará tem lei aprovada na Alepa de estímulo à atividade de cuidador de idosos

O governo do Estado do Pará sancionou na ultima quarta-feira (25), projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa (Alepa) que institui a política Estadual para o estímulo da atividade de cuidador de idosos. A iniciativa foi proposta pelo deputado Carlos Bolsonaro e aprovada pelo parlamento no último dia 10 deste mês.

De acordo com o texto que passa a vigorar, o objetivo da legislação é incentivar a formação de cuidadores de idosos, contribuir para o fortalecimento da atividade enquanto área específica de atuação, ampliar o número de profissionais qualificados, contribuir para a melhoria da atenção prestada ao idoso, dentre outros.

“Para garantir a proteção dos direitos do idoso, o cuidador de idosos se apresenta como um profissional fundamental ao contribuir para que estes vivam da forma mais saudável possível. Um cuidador bem capacitado atua na prevenção de doenças, estimula atividades físicas e lúdicas, acompanha o paciente em caminhadas, realiza jogos que estimulem a memória, promove momentos de lazer e alegria, como passeios em praças, shoppings e praias. O bom cuidador cuida da autoestima e aparência do seu assistido, deixa-o sempre limpo, organizado e perfumado, cuida da higiene bucal e pessoal para evitar as temíveis infecções”, disse o Deputado.

 

Edição de texto: Carol Menezes/Diário do Pará
Foto: Internet
Por: Ramilso Santos