Tá na Ita, tá legal!

Pará – PF desbarata esquema de falsificação de laudos para inserção no Sistema Nacional de Armas

Nesta quarta-feira (25/05), a Polícia Federal no Estado do Pará deflagrou a Operação “Laverna” nas cidades de Tucuruí/PA e Marabá/PA, cumprindo quatro mandados de busca e apreensão, sendo três (3) em Tucuruí e um (1) em Marabá.

O nome da operação faz alusão à deusa romana dos ladrões, trapaceiros e do mundo inferior. A investigação apura a prática de crimes de associação criminosa e de falsidade ideológica na elaboração de laudos psicológicos falsos para inserção no sistema da Polícia Federal (SINARM) que regula a aquisição, porte, renovação e transferência de arma de fogo.

Os investigados são responsáveis por comércio de armas na região. Comprovada falsidade dos laudos de avaliação psicológica aumenta os indícios de que outros requerimentos intermediados pelos investigados também tenham sido baseados em documentos falsos, denotando verdadeiro. Esquema criminoso era voltado para simulação ou falsificação de requisitos previstos no art. 4º da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do desarmamento).

Os investigados pela emissão de laudos ideologicamente falsos e pelo crime de associação criminosa, caso sejam condenados, estarão sujeitos a penalidades que variam de dois a seis anos de reclusão e multa.  As investigações seguem em andamento.

Fonte: O Impacto (Com informações da PF)