Estado com o segundo maior rebanho bovino do país – mais de 26 milhões de cabeças – e cobertura vacinal acima de 98%, o Pará encerra hoje (30) em 129 municípios a última campanha de vacinação contra a febre aftosa. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) alerta que o produtor tem até 15 de maio para comprovar a vacinação do rebanho na unidade da Adepará do seu município e reforça que os prazos, tanto para vacinar quanto para declarar a quantidade de animais vacinados, não serão prorrogados.
GOVERNO
O governador Helder Barbalho, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), será a grande atração da abertura do Fórum ESG Salvador no dia 22 de maio, na capital baiana. Segundo o jornal Correio da Bahia, Helder é “uma das principais lideranças hoje, no Brasil, quando o assunto é sustentabilidade, o gestor público vai ministrar palestra sobre o momento atual do país diante do desafio global para o enfrentamento das mudanças climáticas, bioeconomia e o promissor mercado de carbono, além de destacar os maiores obstáculos para a preservação da Amazônia.
AGENDA
Helder vai detalhar os desafios, cenários de oportunidades para o Brasil e importância estratégica da agenda ambiental, principalmente, com a realização da COP30, que acontece em novembro de 2025. “A COP de Belém será a COP do Brasil e a COP da Floresta. Estamos mobilizando a sociedade brasileira em torno desta agenda para que a floresta viva possa valer mais do que a floresta morta. Para que nós possamos trazer soluções baseadas na natureza. Fazer com que haja desenvolvimento socioambiental”, afirmou o governador ao Correio.
ELEFANTE
Com alto índice de endividamento, por empréstimos em cascata, a prefeitura de Ananindeua inaugurou domingo mais um elefante branco, com ausência completa de políticos de expressão. Nem mesmo o aliado Wlad Costa deu as caras. O prefeito Daniel Santos reclamou das críticas que sofre, sem explicar a gastança de verbas públicas em seu próprio hospital. Aliás, sem atendimento na rede de saúde, resta ao cidadão de Ananindeua pegar uma cadeira de balanço e contemplar a orla, meditando para ver se cura os males do corpo.
PARCERIA
A secretária de Cultura, Úrsula Vidal, participou na última semana de um evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em Brasília. O setor é o que mais investe em cultura no país. Foram R$ 324 milhões só em 2023. Úrsula iniciou as articulações para realização de evento em parceria com o Ibram, desta vez em Belém. Da capital federal, a secretária desembarcou em Santarém para participar do 1º Encontro de Lideranças Políticas da Amazônia Brasileira, promovido pela Federação das Associações dos Municípios (Famep).
PROJETO
Tramita na Câmara Municipal de Belém projeto de lei que assegura benefícios para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com parecer favorável nas comissões que o analisaram, o PL deve ser aprovado nas próximas sessões. A autoria é do vereador João Coelho (PDT), que percebeu a necessidade de capacitar a população e os pais sobre como agir diante de situações que possam colocar crianças autistas em risco, especialmente em locais públicos ou eventos com grandes aglomerações.
LINHA DIRETA
O ministro das Cidades, Jader Filho, é o convidado do jornalista Roberto D’Ávila, nesta terça-feira (30), às 23h30, na GloboNews. Em pauta, os programas da área habitacional do governo Lula, com ênfase na expansão do Minha Casa, Minha Vida.
No Pará, após pedido do Ministério Público, a Justiça Eleitoral decidiu manter, nas eleições deste ano, o local de votação tradicionalmente usado pelos habitantes da Terra Indígena (TI) Sororó, para evitar graves prejuízos à população.
Há dez anos eles votam em uma escola que estava vinculada à zona eleitoral responsável pela cidade de Brejo Grande do Araguaia, na região de integração de Carajás, com a qual eles desenvolveram um vínculo histórico e político, tendo inclusive eleito um vereador da etnia Surui-Akiwara.
O Instituto Universitário Lisboa, em Portugal, sedia hoje, dia 30, o seminário internacional “Amazônia e as questões socioambientais globais”, como parte do projeto Conexões Continentais Portugal – Brasil.
O evento é híbrido, gratuito, e terá a participação de diversos professores e pesquisadores da Uepa, que compartilham a perspectiva local. O diretor do CCSE, Prof. Dr. Anderson Maia, integra a mesa de abertura in loco.
A Alepa vota hoje um projeto de lei de autoria do deputado Torrinho Torres (MDB) que propõe reconhecer as pessoas portadoras e ou curadas da Leucemia como Pessoa com Deficiência (PcD).
Fonte: DOL