Tá na Ita, tá legal!

Outubro registra queda de 14,98% nos crimes violentos

O Pará chega ao 10º mês de 2023 com redução nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), aqueles que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (01), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac). O mês de outubro teve uma queda de 11,62%, quando comparado com o mês de outubro do ano de 2022, representando o melhor mês de outubro na linha histórica desde 2010.

Os números apontam também uma redução no acumulado dos meses de janeiro a outubro de 2023, com uma queda de 14,98% nos Crimes Violentos, quando comparado com o mesmo período do ano de 2022. Em quatro anos, essa redução é ainda mais expressiva, quando comparada com o acumulado dos meses dos anos de 2019 e 2023, registrando um indicador de 31,63% de redução na criminalidade, em todo o Estado, o que representa a preservação de 790 vidas.

“Por dois meses consecutivos, conseguimos reduzir a criminalidade e chegamos ao melhor mês de outubro em toda a linha histórica, superando o ano de 2022. Hoje, além de já termos apresentado o melhor mês de setembro, temos também o melhor mês de outubro dos últimos anos, o que mostra todo um trabalho de planejamento que vem sendo realizado pelo Sistema de Segurança Pública integrado”, enfatizou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.