Tá na Ita, tá legal!

Ouro na BR-163: suposta descoberta do minério causa alvoroço entre moradores no Pará

Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um boato sobre uma nova “Serra Pelada” na região sudoeste Pará, provocou agitação entre moradores de algumas cidades do estado. O que gerou toda essa confusão foi um vídeo em que homem que passava de moto por um aterro vê o que deduz ser um veio de ouro, supostamente na BR-163.

Boato foi compartilhado nas redes sociais
Boato foi compartilhado nas redes sociais

Assim que o motoqueiro fez a publicação do registro nada demorou e o local passou a receber uma multidão, gente de vilas e cidades vizinhas com pás e foices nas mãos prontos para garimpar ouro. Imagens de centenas de pessoas chegando a todo momento começaram a circular em grupos de mensagens.

Continua após a publicidade
“Descoberta” de ouro no sudoeste do Pará causa confusão entre moradores – Foto: Reprodução/Redes sociais
De carro, caminhonete, e até de caminhão muita gente foi chegando, e as escavações começaram. Eram tantas pessoas que a cena lembrou do período de ouro, literalmente, da exploração do minério no Pará. Em grupos de mensagens moradores começaram a divulgar a suposta localização da mina ao ar livre. Um internauta fala que o veio teria sido encontrado entre Rurópolis e Santarém, e que a BR-163 estaria fechada.

Sem checar nenhuma informação, as pessoas começaram a compartilhar, e o assunto viralizou. Vários pontos poderiam ser questionados, como a localização, já que a distância entre Rurópolis, sudoeste paraense, e Santarém, na região oeste do estado, é de pouco mais de 218 quilômetros.

Dezenas de moradores se reuniram na suposta localização onde ouro teria sido encontrado - Foto: Reprodução
Dezenas de moradores se reuniram na suposta localização onde ouro teria sido encontrado – Foto: Reprodução/Redes sociais

Com o tumulto, a polícia foi acionada e em menos de 24h após o boato ganhar força, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) negou que a rodovia estivesse fechada, e desmentiu a existência de uma mina de ouro nessa região.

A tal mina, na verdade, fica na cidade de Colniza, no Mato Grosso, na BR-147. A suposta mina foi encontrada em uma obra de terraplanagem da prefeitura, e atraiu centenas de pessoas que começaram a escavar em busca do minério. A prefeitura do pequeno município negou oficialmente que o material encontrado seja ouro, segundo a prefeitura, trata-se de um sítio arqueológico. A área deve ser isolada e as escavações proibidas.

Fonte: Confirma Notícia