Tá na Ita, tá legal!

Organização Mundial da Saúde: Pisar em baratas pode prejudicar saúde saiba qual melhor jeito de matá-las

A barata é um inseto que provoca no ser humano uma repulsa instintiva e pisá-la é uma das reações mais comuns. Mas pode ser perigoso, O inseto é um dos que mais provocam asco e repulsa nas pessoas, mas não é aconselhável eliminá-lo da maneira usual, principalmente dentro de casa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) condena a prática e alerta que não deve ser adotada, principalmente dentro de casa. As baratas podem transmitir doenças, pois transitam por locais repletos de patógenos (organismos capazes de causar doenças), como esgotos e lixões.
Inúmeros estudos mostram que esses insetos hospedam e transmitem cerca de 40 espécies de bactérias, das quais pelo menos metade é prejudicial aos seres humanos, segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Qual o melhor jeito de matar baratas

O mestre em entomologia (ciência que estuda os insetos), José Moacir Ferreira Ribeiro, indica os seguintes métodos para eliminá-las:
-Usando água quente;
-Com álcool em gel;
-Com detergente líquido (lava louças)
-Com armadilhas com veneno;
-Com gel específico para essa finalidade.
Em todos os casos a liberação de microrganismos será mais lenta, diferente de quando você esmaga a barata, o que libera os contaminantes de forma mais imediata. O ideal é que, após fazer uso de alguma delas, você descarte logo o inseto morto.

Como evitar a presença delas

-Restos de comida atraem as baratas. É importante limpar as áreas comuns, principalmente a cozinha e a sala de jantar, para que elas não encontrem nada para comer;
-As baratas costumam viver em buracos e fendas que possuem comunicação com o exterior. Caso encontre pequenos orifícios, é necessário cobri-los com massa ou cimento;
-Esvaziar as latas de lixo com frequência é imprescindível;
-Sempre que lavar a louça, retire o excesso de comida e jogue fora imediatamente para que as baratas não sejam atraídas por ela;
Verificar periodicamente a parte traseira dos aparelhos que geram calor ou umidade, locais preferidos das baratas; a probabilidade da existência de ninhos é grande.

 

Por: Ramilso Santos
Foto: Internet