Tá na Ita, tá legal!

Operação Amazônia Viva realiza ações nos territórios paraenses

A operação “AMAZÔNIA VIVA” de combate ao desmatamento em território paraense, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), contabiliza importante impacto na degradação causada por crimes ambientais no estado.

A operação que faz parte do programa comando e controle do plano estadual “AMAZÔNIA AGORA” de política ambiental do Estado implantada em 2019 já embargou mais 270 mil hectares de terras onde era praticado o desmatamento ilegal.

A operação é realizada pela Força Estadual de Combate ao Desmatamento, que reúne fiscais da Semas e integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Em suas 18 fases, a ação apreendeu mais de 12 mil m³ de madeira extraída de forma ilegal, além de mais de seis mil estacas ilegais de madeira.

Nestas fase da operação foram embargadas mais 4.979,936 hectares e destruição de quatro equipamentos usados para desmatamento ilegal,16 procedimentos policiais e 56 administrativos foram instaurados, três armas de fogo e oito munições foram apreendidas e uma pessoa foi detida. Mais de 100 m³ de madeira extraída de forma ilegal foram destruídas. A 18ª etapa da Operação “Amazônia Viva” foi a campo entre os dias 5 e 28 de novembro o balanço foi apresentado pela SEMAS essa semana.

FONTE: ITA FM