Tá na Ita, tá legal!

ONS deve apresentar nesta quinta (17) relatório preliminar sobre causas do apagão

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve apresentar, nesta quinta-feira (17), um relatório preliminar sobre as causas do apagão que afetou todas as regiões do Brasil na terça-feira (15).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf, subsidiária da Eletrobras, é responsável pela linha de transmissão que apresentou falhas no Ceará na terça-feira (15).

Silveira afirmou que o problema ocorreu na linha de transmissão Quixadá/Fortaleza, no Ceará, conforme informado pelo ministério. “A própria Chesf chegou à conclusão que essa linha, Quixadá-Fortaleza, abriu de um não acionamento de uma proteção que estaria programada”, disse o ministro.

No dia do apagão, o ministro afirmou que era esperado que dados técnicos sobre o problema fossem repassados dentro de 48 horas, período que se encerra nesta quinta-feira (17). “É importante dizer que os dados técnicos serão passados no momento adequado”, disse o ministro.

Como o apagão aconteceu?

O apagão começou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 de terça-feira no horário de Brasília – quando foi interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.

 

Fonte: Cnn Brasil

Foto: Internet