Tá na Ita, tá legal!

Mês de abril será o segundo mais chuvoso no Pará, aponta boletim do clima

O boletim climatológico para o mês de abril deste ano, divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) indica que, historicamente, o mês de abril é o segundo mais chuvoso do Estado. O mês de março é o que chove mais e, em 2022, teve índice pluviométrico de 527 mm. As chuvas observadas em abril são influenciadas, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), linhas de instabilidade, convecção local e resquícios de sistemas frontais advindos das regiões sul e sudeste do Brasil.

Observa-se redução gradativa dos totais de chuva nas regiões sudeste e sudoeste (no sentido norte-sul), variando entre 500 e 150 mm/mês; e os menores acumulados no extremo sudeste do Pará, abaixo de 150 mm/mês.
Para a Calha Norte e Baixo Amazonas os totais de chuva esperados para este mês, variam entre 250 e 500 mm/mês, com os maiores valores situados no Baixo Amazonas.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, da Semas, para o mês de abril, no Pará, a previsão de consenso da RPCH aponta que ainda devem permanecer as características favoráveis à ocorrência de chuvas na categoria acima do normal em toda a faixa norte do estado.

Fonte: Agência Pará