Tá na Ita, tá legal!

Manto da Imagem Peregrina no tom verde da esperança é apresentado na Basílica

Festividade de Nazaré é uma das maiores festas Religiosa do Brasil

Um dos mais importantes símbolos da Festividade de Nazaré, o manto que cobre a Imagem Peregrina de Nossa Senhora para o Círio 2023 foi apresentado na noite desta quinta-feira (5), em Belém, na Basílica Santuário totalmente lotada desde o início da tarde. Todos aguardavam ansiosos para a peça criada pela estilista Lele Grello, desenhada pelo artista plástico Odair Mindello. O manto tem o verde como tom predominante, e será utilizado nas romarias da Festividade.

Inspirado na temática do Círio 2023, “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”, e no centenário da Basílica Santuário de de Nazaré, o manto deste ano traz a simbologia dos dois temas, com destaque para as ramificações que representam os mosaicos da Basílica, trabalhado em cristais incolores para simbolizar a luz, e no verde da esperança. Traz ainda a flor de lótus, esculpida no teto do templo religioso, símbolo da Trindade Divina.

Na parte posterior do manto, contornado de cristais e madrepérola, o elemento central é o sol, a Estrela da Manhã, um dos títulos de Maria, com 12 pontas de cada lado, também simbolizando o Antigo e o Novo Testamento e as 24 horas do dia. No centro do sol está o Coração Imaculado de Maria, cercado de rosas. Acima, Maria e suas virtudes nos apresenta o Céu e a Trindade Santa. Abaixo, o brasão de Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, que neste ano celebra 50 anos de ordenação sacerdotal. O broche da frente do manto apresenta o selo comemorativo do Centenário do Título Basilical da Basílica Santuário de Nazaré.

 

Fonte: Agência Pará
Fotos: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará