Tá na Ita, tá legal!

Indignado com a derrota da seleção na Copa, torcedor paraense arremessa TV no meio da rua

Foto: Reprodução

Indignado com a derrota do Brasil, um torcedor da cidade de Ourém, nordeste do Pará, jogou fora a sua televisão, após a eliminação da seleção canarinha para a Croácia na tarde de sexta-feira (9). O momento foi registrado em um vídeo que viralizou nas redes sociais.

O time brasileiro perdeu para a Croácia nos pênaltis e pela segunda edição seguida cai nas quartas de final. O fantasma não é de hoje: desde o penta, em 2002, já é a quarta derrota da Seleção para um europeu nas quartas de final da Copa.

Nas imagens do vídeo viral, o comerciante Júlio Oliveira, 38 anos, conhecido como “Gira”, aparece carregando a televisão, dentro do pequeno depósito onde trabalha. Ele reclama da derrota da seleção. “Eu não torço para o Brasil mais. Toda vez ele perde. Vou pagar minha promessa. E não quero mais TV em casa”, diz o homem.

Júlio segue com a TV nos braços e arremessa o eletrônico no meio da rua. Ao jogar a televisão, ele grita: “Brasil fuleiro”. De acordo com o dicionário Oxford, “fuleiro” é “o que ou aquele que age irresponsavelmente, sem seriedade; que não se mostra confiável; que não tem valor, o que é medíocre, reles”.

Em seguida, Júlio aparece ao lado de um amigo, que usa muletas. Ambos se aproximam da televisão e a destroem a golpes de marreta. Os outros colegas, que gravam a cena, acham graça da situação. “Tá bom, Gira, tá bom!”.

Desiludido, torcedor muda de time

Júlio conta que se livrar da televisão foi uma reação “ressentida” à frustração causada pela derrota da seleção brasileira. O Brasil foi para a prorrogação com a Croácia após empatar em 0 a 0. Depois, na prorrogação, chegou a abrir o placar com Neymar, mas tomou o empate no fim do tempo extra com Bruno Petkovic. Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos perderam os pênaltis e os croatas converteram todas as chances.

“A gente já vem sofrendo direto com esse Brasil. Estava vendo o jogo com dois colegas aqui no comércio, e eu disse: se o Brasil perder, eu vou jogar fora essa televisão. E quando perdemos nos pênaltis, eu não aguentei”, conta.

Júlio diz que a eliminação do Brasil na Copa foi uma grande tristeza.

“Eu comprei bandeira gigante do Brasil, que custou R$ 300, comprei camisa da seleção pra família toda. Eu tinha muita fé que o hexa vinha este ano”, diz.

 

Desiludido, ele diz que não vai mais torcer para o Brasil. “Não vou torcer mais, sofri demais, eu quase morro”.

Apesar do perrengue, Júlio contou com o bom humor dos amigos, que filmaram toda a cena e fizeram o vídeo que rapidamente viralizou nas redes sociais. “Meu amigo Júnior gravou e jogou no grupo da família. Em poucas horas, o vídeo já tinha chegado longe. Até ligação de Fortaleza eu já recebi”, conta.

Júlio diz que, apesar do desgosto com o time nacional, vai seguir acompanhando os jogos da Copa 2022 e já elegeu quem será o merecedor da sua torcida. “Vou torcer para Portugal agora”. Antes disso, Júlio precisa resolver um probleminha doméstico. Casado e pai de dois filhos, que também acompanham os jogos, ele conta que a esposa viu o vídeo e deu um ultimato. “Ela me mandou comprar logo outra televisão, porque não quer perder os capítulos da novela”.

Fonte: G1