Tá na Ita, tá legal!

Imagens fortes! PM mata jovem em abordagem no MT

Diego Kaliniski, 26 anos

Diego Kaliniski, 26, foi morto a tiros por um policial militar durante abordagem na madrugada deste domingo na cidade de Vera (MT).

De acordo com a PM de Mato Grosso, policiais foram acionados para uma ocorrência de perturbação do sossego. Afirmaram ter visto um grupo reunido em volta de um carro com música alta e pediram a documentação do veículo.

Segundo a versão da polícia, Kaliniski apresentou o documento pelo celular, mas tentou pegar o cassetete de um deles e ofendeu verbalmente os oficiais. Em seguida, teria resistido à abordagem, ao que o PM anunciou sua prisão por desacato.

Logo depois, o jovem e os PMs entram em confronto físico. Em determinado momento, Diego pega o cassetete de um dos policiais e tenta agredi-lo, como é possível ver no vídeo. Como resposta, o policial realiza os disparos.

Ao menos três tiros atingiram Diego. Outro atingiu o irmão da vítima —ele foi internado, de acordo com a nota da PM, e não há informações sobre seu estado de saúde.

“Dada a superioridade numérica e a agressividade dos suspeitos […], esses meios foram insuficientes, sendo necessária a utilização da arma de fogo, que fora utilizada moderadamente”, diz a PM.

Pelo vídeo e relato da PM, não há registro de porte de arma de fogo por parte do grupo de jovens, nem houve disparos contra os policiais.

A PM informa ainda que a vítima possui “diversos registros criminais por condutas similares (desacata, desobediência, resistência, poluição sonora, lesão corporal e vias de fato)”.

“O Governo de Mato Grosso reforça que não coaduna com nenhum tipo de violência ou abuso de autoridade”, diz a nota enviada pela assessoria.

Fonte: DOL