Um idoso de 80 anos foi resgatado da rua após ter sido despejado da casa onde morava pela própria família. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (10), na rua Conceição Barreto, bairro Conquista, em Santarém, no oeste do Pará. Na tarde desta quarta-feira (11), a vítima foi levada para um abrigo pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) depois de passar mais de 24h na rua.
A situação revoltou quem passava pelo local onde o idoso, identificado como Guilherme Pereira de Souza, foi deixado.
Segundo a polícia, um conflito familiar teria sido o motivo para que o idoso, que inclusive usa uma sonda, fosse colocado para fora de casa.
Os pertences da vítima foram jogados na via pública, incluindo uma cama e um fogão, que foram deixados embaixo de uma árvore em frente à casa onde ele morava.
A Secretaria Municipal da Assistência Social em Santarém (Creas) foi acionada e, após realizar todos os procedimentos necessários, o idoso foi encaminhado para um abrigo.
A delegacia do Idoso deve instaurar inquérito para apurar as circunstância dos fatos.
A lei prevê a punição para quem desdenha, humilha, menospreza ou discrimina pessoa idosa, por qualquer motivo. Para quem deixar de prestar assistência ao idoso a detenção poderá ser de um a dois anos e multa, hoje, a pena é de seis meses a um ano e multa.
Fonte: G1