Um homem foi preso pela Polícia Federal neste domingo (6) ao ser flagrado furtando madeira apreendida. O suspeito seria um dos donos de portos particulares alvo de uma operação conjunta da PF e do Ibama realizada dois dias antes e que apreendeu mais de 450 metros³ de madeira.
A Operação Porto Amazônia identificou transporte e comércio irregular de madeiras, possivelmente originárias de desmatamento ilegal. A ação federal foi na sexta-feira (4)
Segundo a Polícia Federal, “agentes do Ibama denunciaram à PF que a madeira apreendida deixada no local estaria sendo subtraída por alvos da ação”.
A polícia flagrou na madrugada deste domingo o momento em que um dos donos dos portos estava no local com alguns funcionários carregando um caminhão com as madeiras.
“O homem confessou o crime e alegou ter ciência da apreensão das madeiras, bem como da ilegalidade destas, porém não queria ‘ficar com o prejuízo'”, segundo a Polícia Federal. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional.
No dia da Operação Porto Amazônia, que apreendeu a carga de madeira, três pessoas foram ouvidas e liberadas, mas podem responder por comércio ilegal de madeira e recepção qualificada, dentre outros crimes.