Tá na Ita, tá legal!

Fique atento para não cair no golpe da falsa central telefônica

O telefone toca do outro lado da linha, a pessoa que se identifica como funcionária ou funcionário da instituição financeira diz que quer renegociar a divida na instituição financeira que um empréstimo foi feito em seu nome, então a vitima se desespera pede para cancelar, passa todos os dados isso basta para a quadrilha aplicar o golpe da falsa central telefônica, que tem diferentes versões, para ganhar a confiança da vitima.

A condução do golpe é cheia de elementos que fazem a vítima acreditar conquistar as vitimas os criminosos conseguem simular números de telefone falso com o número original para que fique igual ao números dos bancos.

Os dados simples podem ser obtidos em uma busca simples na internet, a partir daí, o golpista passa a induzir seu alvo a fornecer seus dados bancários e pessoais, primeira dica para evitar cair neste tipo de golpe é lembrar que os bancos ou outras instituições financeiras nunca ligam com o pretexto de atualizações de segurança, pedindo confirmação de seus dados pessoais e da conta corrente ou poupança ou oferecendo empréstimos.

O mais aconselhável é encerrar a ligação e buscar imediatamente contato com a central de atendimento da empresa por meio de canais oficiais.

Fique atento também com ofertas muito atrativas chegam por e-mail ou redes sociais isso também serve como iscas para que os usuários informem seus dados como número de CPF, conta, cartões e senhas. Essas mensagens também podem instalar vírus e aplicativos que roubam seus dados por meio de links maliciosos, permitindo os golpistas acessarem todas as suas contas.

 

Edição de texto: Ramilso Santos
Foto: Internet