Tá na Ita, tá legal!

Fé e devoção marcam encontro de fiéis no 43º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá

Berlinda com a imagem da Virgem de Nazaré chegou ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré neste domingo (15)

O 43º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá, região sudeste do estado, reuniu os devotos da padroeira dos paraenses em uma procissão que durou três horas na manhã de domingo (15). Este ano, o Círio teve como tema central “Ó Maria, ajudai-nos a partilhar a Palavra e o Pão”, que remete à Campanha da Fraternidade 2023. A romaria é considerada a terceira maior do estado e a estimativa do 5º Grupamento Bombeiro Militar é que tenha reunido 150 mil pessoas.

A berlinda com a imagem peregrina saiu antes das 7h, após a Missa Campal, cerimônia que marca oficialmente a abertura do Círio, na Praça Duque de Caxias, para percorrer 7,5 km. Após a missa, a imagem percorreu a Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira.

O cortejo seguiu pela BR-230 (Transamazônica) por cerca de 4 km, entrando na Avenida VP-8 e com destino final ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, onde a imagem peregrina foi recebida com missa e com a continuidade do Círio das Artes.

Com uma casa de isopor na cabeça, Anunciada Maria da Conceição de 73 anos, estava agradecendo pela construção da casa própria da neta, Ruth. “Estou com mais de cinco anos que ando na romaria e em toda a vida andarei. Peço pela minha saúde e que Deus ajude cada um de nós, minha família é grande. E eu só tenho a agradecer”, contou ela.

Governo 

O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, participou a pé da grande procissão.

“Este ano foi um dos Círios mais emocionantes, com uma multidão que ultrapassa todas as demais dos Círios anteriores. Não tenho essa leitura oficial, mas é uma avaliação minha pelo grande número de pessoas que caminhavam hoje aqui em Marabá. Foram sete quilômetros de uma caminhada bastante emocionante, com muita gente fazendo as suas orações, inúmeras homenagens no percurso. Esperamos que no próximo ano possamos estar bem para compartilhar novamente esta alegria do povo católico de Marabá com a Nossa Senhora de Nazaré”, salientou o secretário João Chamon.

 

Fonte: Agência Pará
Foto: Emilly Coelho