Tá na Ita, tá legal!

Em Brasília, ministérios e Caixa anunciam benefícios para mulheres com câncer de mama

Em Brasília, ministérios e Caixa anunciam benefícios para mulheres com câncer de mama
O SUS oferece tratamento integral e gratuito, que vai desde o diagnóstico até a realização de cirurgias – Foto: Julia Prado/MS

Aconteceu na quarta-feira (19/10), em Brasília, um evento em alusão ao Outubro Rosa com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade civil. A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, prestigiou a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal (CEF) para execução de ações de conscientização para prevenção de doenças e promoção da saúde da mulher.

Para 2022, são estimados 66.280 casos novos da doença, principal causa de morte de mulheres no Brasil e que já interrompeu, neste ano, 17 mil vidas. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento integral e gratuito, que vai desde o diagnóstico até a realização de cirurgias. Entre as ações anunciadas no evento está justamente a ampliação de intervenções médicas para a reconstrução mamária em mulheres com o diagnóstico da doença e que fizeram mastectomia (retirada da mama) pelo SUS. O investimento previsto para essa iniciativa é de R$ 100 milhões. O Acordo de Cooperação também visa divulgar informações sobre prevenção e tratamento de câncer por meio do aplicativo do Caixa Tem.

ITA FM Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos