Brasil Novo, São Miguel do Guamá e Sapucaia têm apenas um candidato a prefeito. Pela lei das eleições, basta um voto para que esses candidatos sejam eleitos, podendo esse voto ser inclusive dele mesmo.
Moradores de três cidades do Pará têm apenas uma opção de voto para prefeito nas eleições marcadas para o dia 6 de outubro. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os municípios são: Brasil Novo, São Miguel do Guamá e Sapucaia.
Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que, em 214 cidades pelo país, há apenas um candidato a prefeito com registro na Justiça Eleitoral
Segundo a CNM, este é o maior número de candidaturas únicas na disputa municipal desde 2000, quando a confederação iniciou os estudos
O perfil das cidades
Brasil Novo, localizado no sudoeste paraense, tem 16.619 eleitores aptos a votar, de acordo com dados do TSE. O candidato Weder Makes Carneiro concorre à reeleição pelo MDB.
Já São Miguel do Guamá fica no nordeste do Pará e conta com 41.131 eleitores aptos a votar. Eduardo Sampaio Gomes Leite, do MDB, também busca a reeleição à prefeitura.
A cidade de Sapucaia está localizada no sudeste paraense e tem 5.842 eleitores aptos a votar em outubro. O único candidato, Wilton Miranda de Lima, tenta se reeleger prefeito pelo MDB.
Um voto e é eleito
🔎Pela Lei de Eleições, será considerado eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos. Ainda que sejam registrados mais votos em branco ou nulos, a pessoa continua sendo eleita, pois, no cálculo, só são considerados os votos válidos.
Ou seja, basta um voto para que o candidato seja eleito, podendo esse voto ser inclusive dele mesmo.
FONTE:G1PARA