Tá na Ita, tá legal!

Dia do Forró: data celebra 110 anos de nascimento de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga, Arquivo Nacional

Hoje é o Dia Nacional do Forró.  A data foi criada em 2005 para homenagear seu maior símbolo artístico, o pernambucano Luiz Gonzaga. 

E a festa para celebrar o gênero declarado Patrimônio Cultural do Brasil, em 2021, pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, esse ano é ainda mais especial: hoje é festejado os 110 anos de nascimento do Rei do Baião.

Nascido na cidade de Exu, em 13 de dezembro de 1912, Gonzaga foi o principal responsável pela propagação dos ritmos nordestinos que compõem o forró, entre eles, o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra.

A trajetória de Gonzagão ganhou neste mês um vasto projeto audiovisual. O trabalho é do pesquisador, colecionador e autor, Paulo Wanderley. Na obra multimídia “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”. Paulo quis ampliar ainda mais as possibilidades para quem quer conhecer o artista mais biografado do país; que já possui pelo menos 70 livros e mais de 200 cordéis lançados sobre sua vida e trabalho.

Cópias de vários itens como capas de discos, fotos, documentos pessoais, ingressos de show, poster, partituras e até de contrato firmado com a Rádio Nacional, acompanham a obra.  Essa imersão, segundo Daniel Gonzaga, neto de Gonzagão e filho de Gonzaguinha, ajuda a entender o caráter sócio-cultural do forró para além do gênero. E que outras figuras importantes para consolidação do ritmo que saiu do celeiro nordestino para ganhar o país, merecem resgate e reconhecimento semelhante.

No site 110anos.luizluagonzaga.com.br é possível conhecer detalhes sobre a obra.

Fonte: Agência Brasil