Um caminhão-tanque foi apreendido pela Polícia Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), nesta terça-feira (13), na rodovia transamazônica no km 139 em Rurópolis, sudoeste do Pará. O veículo transportava óleo (não identificado) e provocou o vazamento no rio Cupari que casou mortandade de diversas espécie de peixes.
De acordo com informações da polícia, no local foram identificadas três barreiras de contenção para evitar os danos no rio. Os policiais constaram que não funcionou devido a identificação de grande número de peixes mortos.
A Polícia Civil em parceria com a Semma realizou um levantamento de informações para identificar a capacidade do caminhão-tanque. O resultado constatou a capacidade do veículo em 30 mil litros.
O veículo foi localizado na frente a cidade, próximo ao Trevo, com pneus estourados, lateral amassada e resíduo oleoso por toda a rodovia.
O delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho solicitou perícia técnica dos danos causados no meio ambiente e a averiguação na estrutura física do tanque deixado frente da cidade.
1ª fase da Operação integrada foi denominada de “Cará”. O nome faz referência a uma espécie de peixe encontrado morto na região que tem como objetivo realizar o levantamento de informações.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Força Nacional e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram acionados e estiveram na região nesta quarta (14) auxiliando os trabalhos.
A Operação policial iniciada para combater crimes ambientais com a atuação de policiais civis locais está sob supervisão da Superintendência do Tapajós (15ª RISP).
Fonte: G1