Tá na Ita, tá legal!

Bolsonaro publica decreto que autoriza uso das Forças Armadas nas eleições

Presidente publicou decreto que autoriza uso das Forças Armadas nas eleições
Presidente publicou decreto que autoriza uso das Forças Armadas nas eleições Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou na edição desta sexta-feira (12) do “Diário Oficial da União” o decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e da apuração das eleições de 2022.

O primeiro turno das eleições acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 2. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna.

Na segunda-feira (8), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, enviou ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, um ofício com as respostas técnicas sobre os questionamentos feitos pela equipe das Forças Armadas que foi designada para acompanhar a fiscalização do processo eleitoral.

No documento, Fachin afirmou que não há previsão normativa para registro escrito de algumas informações solicitadas pela equipe, como a lista de serviços utilizados no recebimento do boletim de urna, de bibliotecas instaladas no servidor e resumos criptográficos e de interpretadores (Java, PPytohon, PHP).

“Nessa ordem de ideias, para garantir o fiel cumprimento da norma, o TSE franqueou o acesso  às  suas  dependências  para  inspeção  do  código-fonte  dos programas a serem utilizados nas eleições 2022, desde o mês de outubro do ano de 2021, fazendo ampla divulgação das suas reiteradas iniciativas de transparência”, diz o ofício.

Fonte: Band Jornalismo