Tá na Ita, tá legal!

Bandeira tarifária patamar Escassez Hídrica continuará no mês de Dezembro nas tarifas

Foi anunciado na noite da última sexta-feira (26) pela Agencia Nacional de Energia Elétrica, que a bandeira tarifária de energia elétrica continuará na escassez hídrica neste mês de dezembro. O motivo, é a piora da crise hídrica, que tem exigido que essa modalidade continue vigorando no país apesar das chuvas do último mês, no qual não foi o suficiente para garantir abastecimento suficiente para a população.

A bandeira foi criada pela Agencia no mês de agosto e corresponde a R$ 14,20 a cada 100 kwh consumidos, a ideia, é que essa modalidade continue valendo até abril de 2022. Somente neste ano, o reajuste acumulado para os consumidores já chega a 7,04% e para 2022 a agência acredita que a tarifa fica 21,04% mais cara.

Os consumidores que recebem o benefício da tarifa Social de Energia Elétrica serão os únicos que não sofreram tanto com a modalidade de tarifa extra em sua conta de luz. Os recebedores da tarifa social começaram a receber a partir deste mês de dezembro a modalidade de bandeira da cor verde, ou seja, sem tarifa extra na conta. Atualmente, esses consumidores estavam sob a bandeira amarela, anunciada em novembro, quando saiu da bandeira patamar 2, o que levou à redução de R$ 7,62 para cada 100 kWh consumidos.

Fonte: ITA FM