Área garimpeira de Itaituba-Pa tem chuva de granizo em pleno verão Amazônico que está batendo recorde de calor

Moradores de uma área garimpeira foram surpreendidos por chuva de granizo em um ponto especifico da cidade de Itaituba Sudoeste do Pará, o vídeo se espalhou nas redes sociais. O fenômeno ocorreu mesmo nos dias atuais em que o município bate recorde de calor, com a sensação térmica bastante alta. Veja o vídeo!

Granizo é o termo usado para designar um tipo de precipitação atmosférica formada por água no seu estado sólido, portanto, gelo, que chega ao solo com tamanho e formato variados e irregulares. É chamado também de saraiva ou saraivada. Essas pedras de gelo se formam no interior das nuvens de grande desenvolvimento vertical, formado nas nuvens do tipo “cumulonimbus”, as quais se desenvolvem verticalmente, podendo atingir alturas de até 1.600m. Em seu interior ocorrem intensas correntes ascendentes e descendentes. As gotas de chuva provenientes do vapor condensado no interior dessas nuvens, ao ascenderem sob o efeito das correntes verticais, congelam-se ao atingirem as regiões mais elevadas.
O granizo causa grandes prejuízos à agricultura, frutas de clima temperado, como maçã, pêra, pêssego, kiwi, e a fumicultura são as mais vulneráveis ao granizo.
Dentre os danos materiais provocados pela saraivada, os mais importantes correspondem à destruição de telhados, especialmente quando construídos com telhas de amianto ou de barro e aos fruticultores.

O que fazer quando ocorrer uma chuva de granizo?

Abrigar-se da chuva torrencial que poderá acompanhar ao granizo e causar inundações;
Não abrigar-se debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
Não abrigar-se em frágeis coberturas metálicas;
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes.
Evite engarrafamentos em ruas e avenidas que foram afetadas pela chuva de granizo;
Tenha cuidado com construções mal acabadas ou construídas, procure abrigar-se em locais seguros resistentes a fortes ventos, onde não há riscos de destelhamentos.

 

Edição de texto: Ramilso Santos
Vídeo: Redes Sociais