Tá na Ita, tá legal!

A programação do Círio 2023 já começou. Até o grande encontro, no próximo domingo (7), romarias, traslados e atrações religiosas e culturais movimentam toda a região metropolitana de Belém.

A programação do Círio 2023 já começou. Até o grande encontro, no próximo domingo (7), romarias, traslados e atrações religiosas e culturais movimentam toda a região metropolitana de Belém.

Já na quarta-feira (4), ocorre a primeira romaria da grade oficial: a dos carros. O tão esperado traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas cidades de Ananindeua e Marituba será dois dias depois, na sexta (6), com mais de 12 horas de duração.

Devotos de diversos municípios do Pará, e até mesmo de outros estados, já vêm à pé ao encontro da “Nazica”, para que, com tantos outros, possam se reunir para a festa católica.

Programação cultural

Com o Círio, que vai além do grande domingo (7), atrações culturais e turísticas ocorrem pela cidade. Na terça (3) ocorre a tão aguardada abertura oficial da Festa de Nazaré, às 18h, com uma missa na Basílica Santuário de Nazaré.

Ao final da missa, por volta das 19h, as luzes da fachada da Igreja serão acesas, juntamente com a iluminação da praça, e estará aberta oficialmente a Festividade Nazarena de 2023.

Logo depois terá o show “É Claro que Ela Vem”, que traz um espetáculo musical com grandes vozes femininas, como Liah Soares, Elba Ramalho, Joana, Lucinha Bastos, Jamily Tavares e Karen Kaldani, com apresentação de Juliana Sinimbú.

🎡 Arraial de Nazaré

Este ano são cerca de 70 barracas vendendo os mais diversos itens, entre comidas, artesanatos, artigos religiosos, brinquedos, miriti, bijuterias, entre outros.

O tradicional parque ITA também está completo, com todos os brinquedos como autopista, booster, crazy dance, Evolution, Kataclisma, king loop, free style, trenó fantasma, roda panorâmica, montanha-russa e os brinquedos infantis, como carrossel.

O Batalhão da Estrela, grupo de brincantes do Arraial do Pavulagem, conduz o cortejo que antecede o Círio de Nazaré, conhecido como Arrastão do Círio.

Após a chegada da santa à Basílica, no domingo (7), por volta de 12h, o 21º Arrastão do Círio sairá da Boulevard Castilhos França (esquina com a av. Presidente Vargas) e vai até a praça Dom Pedro II, onde a banda do Arraial se apresenta com convidados especiais.

Como parte da programação da Varanda de Nazaré 2023, promovido pela cantora Fafá de Belém, o Fórum Varanda da Amazônia é um evento inédito que reunirá, na quarta (4), diversos painéis para aprofundar o debate sobre a rica biodiversidade amazônica, abordando desafios e oportunidades sob múltiplas perspectivas, com a participação de artistas e outros especialistas.

Fonte: G1 Pará