Tá na Ita, tá legal!

22 cães e 8 gatos são encontrados em situação de abandono em uma fazenda no Km 85 de Rurópolis

Animais estavam espalhados pela propriedade — Foto: Divulgação

Animais estavam espalhados pela propriedade — Foto: Divulgação

Uma denúncia anônima levou a polícia civil de Rurópolis, no sudoeste do Pará, à uma fazenda no Km 85, onde haviam 22 cães e 8 gatos abandonados e desnutridos. O caso foi registrado na terça-feira (26) e se enquadra no crime de maus tratos a animais. A polícia está realizando fiscalizações para chegar ao culpado.

Além dos policiais, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária também foram até o local para avaliar a situação. Após o levantamento técnico, foi constatado que a propriedade rural possui muitos hectares, com um casarão e algumas coberturas onde os animais se abrigavam para se proteger da chuva e de possíveis predadores.

Polícia civil trabalhou em conjunto com a Semma e a Vigilância Sanitária — Foto: Divulgação

Polícia civil trabalhou em conjunto com a Semma e a Vigilância Sanitária — Foto: Divulgação

De acordo com o delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho, o caso se enquadro no crime de maus tratos a animais, pois no local não haviam moveis nem utensílios domésticos, trazendo fortes indícios de que os animais foram abandonados, representando um grave problema à saúde pública.

Muitas fezes e sujeiras ocasionadas pelos próprios animais foram encontradas no local, além de um ambiente totalmente insalubre o que pode acarretar doenças que diminuirão o tempo de vida.

Toda assistência foi prestada aos animais, com alimentos e água, além de uma veterinária que acompanhou a equipe. Muitos que estavam doentes com sarnas e patas machucadas foram atendidos pela profissional. Um dos cães já estava sem movimentos das pernas traseiras.

Animais ficarão na propriedade, mas receberão assistência a partir de agora — Foto: Divulgação

Animais ficarão na propriedade, mas receberão assistência a partir de agora — Foto: Divulgação

Como o município ainda não tem um abrigo destinado a animais abandonados, houve um acordo entre os órgãos participantes da ação que os mesmos continuariam no mesmo local, mas recebendo toda assistência veterinária e alimentação. Quando estiverem recuperados, serão disponibilizados para adoção.

Agora, a polícia civil de Rurópolis trabalha para identificar os responsáveis pelos maus tratos, enquanto outras medidas salutares estão sendo realizadas de forma integrada com a SEMMA e Vigilância Sanitária referente a parte procedimental e laudos para melhor instruir o procedimento policial.

Fonte: G1 Santarém